quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Explicando o Símbolo da Comunidade FdR
Bom, a idéia de um símbolo é a de unir (do próprio significado da palavra). Portanto, algo que tem esta "função" precisa ser explicado e conhecido pois, de certa forma, expressa nossa identidade - representa a essência em torno da qual nos unimos.
Se você clicar na imagem acima, será aberta uma nova janela com o símbolo em construção parte por parte e um resumo da idéia geral do símbolo. Se quiser, coloque essa nova janela ao lado enquanto lê este texto.
1 - Céu e Terra - Aqui são representados por um círculo com estrelas e outro com um "mapa", respectivamente. Embora representado por estrelas, aqui o Céu quer designar "o 'lugar' próprio de Deus: 'nosso Pai nos céus' (Mt 5,16) e, por conseguinte, também o 'céu' que é a glória escatológica. Finalmente, a palavra 'céu' indica o 'lugar' das criaturas espirituais - os anjos - que estão ao redor de Deus." (cf. Catecismo da Igreja Católica Parágrafo 326). A Terra "é o mundo dos homens" (idem ibidem)
2 - A Aliança - Representada por dois círculos amarelos (alianças) que envolvem o Céu e a Terra e que os unem a ponto de se entrelaçarem. O próprio símbolo do anel representando a aliança traz o significado de algo que não tem fim. Esta Aliança entre o Céu e a Terra é um Plano de Amor do Pai - a Redenção.
3 - O Cristo - A Redenção (Plano de Amor do Pai) é realizada por Jesus (o Filho de Deus) não só por sua morte, mas por toda a sua existência como "o Verbo que se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14). Portanto, por sua encarnação, vida, paixão, morte e ressurreição é que realiza-se a redenção. Ao se fazer um de nós, Jesus realiza o que era impossível: a aliança que une definitivamente o Homem a Deus. Por isso, no símbolo, ele segura ambas as alianças: a da Terra e a do Céu. Assim, como em Adão "pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores", em Cristo temos o efeito exatamente contrário, ou seja, "pela obediência de um só todos se tornarão justos." (cf. Rm 5,19).
4 - A Pomba - Representação tradicional do Espírito Santo (Mc 1,9-10). É pelo Espírito Santo que essa Redenção é "atualizada" para todos os Homens em todos os tempos. Assim, a Redenção operada por Jesus não pára no tempo cronológico em que Ele viveu nesta Terra como um de nós, mas nos afeta hoje, em cada momento que nos deixamos conduzir por Ele, em cada Sacramento que recebemos..., quando vivemos o Kairós - o Tempo da Graça! Este Espírito foi e é enviado pelo Pai e pelo Filho (Jo 14,16-17 ; Jo 16,5-15). Ela está desenhada de cima para baixo indicando o movimento deste envio "do alto".
5 - O Coração - Este coração representa o Amor de Deus que envolve tudo isto. Nada está fora do Amor do Pai, este Deus que é Amor (I Jo 4,7-8). "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3,16). Portanto, a Redenção é um obra do amor de Deus pela humanidade, uma graça para todos nós, seus filhos amados. Por causa da Redenção realizada por Jesus e atualizada pelo Espírito Santo é que podemos falar que somos filhos de Deus.
6 - Filhos da Redenção - Por causa da Redenção realizada por Jesus e atualizada pelo Espírito Santo é que podemos falar que somos filhos de Deus. Portanto, também podemos falar em "Filhos da Redenção", pois nossa filiação foi originada neste fato, neste acontecimento histórico e transcendente.
E aqui o mais importante: Filho da Redenção não é apenas aquele que faz parte da Comunidade, mas todos, toda a humanidade. Basta que você tome posse desta realidade em sua vida. Este é o nosso objetivo enquanto comunidade: Levar a mensagem da universalidade da Redenção. Isto também é para você, meu irmão e minha irmã!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se desejar, deixe seu comentário. É interessante que se identifique para que nossa resposta (se necessária) possa ser nominal. Que você experimente a graça de Deus todos os dias!